26.11.07

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Casa do Pobres
NEC - Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra

Assunto: Escolas Católicas de Coimbra apoiam a Casa dos Pobres

Para dar conta do projecto de solidariedade desenvolvido pelas Escolas Católicas de Coimbra a favor da Casa dos Pobres, procurando ajudar esta instituição a equipar as novas instalações que se encontram em fase de acabamento, a Casa dos Pobres e o Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra convidam os órgãos de informação regionais para uma conferência de imprensa a realizar no próximo dia 27 de Novembro, pelas onze horas, nas novas instalações da Casa dos Pobres, em S. Martinho (Quinta do Cedro, onde funciona o CATI - Centro de Apoio à Terceira Idade).


Com os melhores cumprimentos,



Pela Casa dos Pobres Pelo NEC

Aníbal Duarte Almeida Jorge Ferreira Cotovio
++++++++++

NEC - Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra

O Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra (NEC) integra o Externato de João XXIII (Coimbra), Escola da Casa de N. S. do Rosário (Tavarede), os Colégios de S. Teotónio, S. José, Rainha Santa (Coimbra) e da Imaculada Conceição (Cernache), abrangendo cerca de 3500 alunos.
Além da realização de diversas actividades com os alunos das seis escolas, o NEC desenvolve diversos projectos com crianças e jovens carenciados, doentes, pessoas portadoras de deficiência e idosos, no âmbito do Programa SOLNEC.
Depois de ajudarem a Associação ACREDITAR a construir a casa de acolhimento e, no ano transacto, ajudarem a APPACDM a adquirir uma carrinha para transporte de utentes, este ano, os alunos da escolas católicas vão conviver com os idosos da Casa dos Pobres e promover campanhas para angariar fundos para ajudar esta instituição a acabar de construir e equipar o novo edifício.
Esta campanha de solidariedade culminará com o III Festival SOLNEC, a realizar no dia 16 Maio de 2008.


Escolas que integram o NEC

- Colégio da Imaculada Conceição (Cernache), pertencente à Companhia de Jesus;
- Colégio da Rainha Santa Isabel (Coimbra), da Congregação das Irmãs de S. José de Cluny;
- Colégio de São José (Coimbra), da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena;
- Colégio de São Teotónio (Coimbra), pertencente à diocese de Coimbra;
- Externato de João XXIII (Coimbra), particular;
- Escola da Casa de Nossa Senhora do Rosário (Tavarede, Figueira da Foz) do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia.

++++++++++

Casa dos Pobres, Coimbra



A Casa dos Pobres de Coimbra foi fundada em 8 de Maio de 1935 com instalações no Pátio de Inquisição, mercê do empenhamento das entidades oficiais da época, nomeadamente a Câmara Municipal de Coimbra, o comando da Polícia de Segurança Pública e o Governo Civil.
A partir de Janeiro de 2001 transitou, com carácter provisório, para um edifício de três andares localizado na Praça do Comércio, nº27. Está em curso a construção de novas instalações, orçadas em um milhão e quinhentos mil euros, com carácter definitivo em terreno cedido pela Segurança Social, localizado na Quinta do Cedro em S. Martinho do Bispo, com a área de 12.840 metros quadrados.
A cidade de Coimbra, o seu povo, as instituições oficiais e privadas, os representantes das actividades económicas, sempre envolveram a Casa dos Pobres de Coimbra num ambiente de carinho, de simpatia e de respeito inexcedíveis, pelo espírito de fraternidade que vem desenvolvendo há setenta e dois anos. E a Câmara Municipal de Coimbra, como preito de homenagem, de admiração e de reconhecimento pela sua nobre missão, concedeu-lhe a medalha de ouro da cidade.
É uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos que, pelo desenvolvimento da sua meritória acção em prol dos carenciados, mereceu a classificação de instituição de utilidade pública. Desde a sua fundação e como foi seu apanágio posto na origem, a Casa dos Pobres de Coimbra pauta a sua actividade no amparo à população carenciada, disponibilizando o seu Lar a pessoas idosas, a um universo de 49 pessoas

Sem comentários: